Landing page optimization

fechar
Mensagem

  • Para enviar o seu comentário, por favor, informe o seu e-mail. Ele não será publicado no site.

Outono: época de queda das folhas e dos cabelos?

[17/05/2010]

Todos os anos, assistimos à mesma cena: os pacientes e as pessoas em geral reclamando da queda dos fios com o término das estações primavera/verão (visto que não temos estações bem definidas) e a chegada do outono.
 
Por que ocorre? Existe alguma explicação científica? O que notamos no outono é uma redução da intensidade luminosa, isto é, antes os dias duravam quase 12 horas e agora duram de oito a dez. Essa redução da quantidade de radiação diminui a ativação da melanina da pele e dos fios. Sabe-se que a melanina é responsável pela regulação do ritmo de crescimento dos fios e, portanto, ocorre a desaceleração do crescimento e o aumento da queda.
 
Além disso, uma nova descoberta é a de que durante as estações mais quentes as mulheres têm maior produção de prolactina, importante para o crescimento e ciclo dos fios, e a chegada do outono reduz a concentração desse hormônio e, consequentemente, também reduz esse ciclo.
 
Outros fatores são os banhos mais quentes, uso excessivo de secadores, cremes e condicionadores que podem ocasionar não a queda, mas a quebra dos fios e reforçar os mecanismos fisiológicos.
Portanto, poupe os fios. Escolha produtos adequados, com as devidas orientações. Caso note que a queda é excessiva, procure um dermatologista para serem realizados exames de sangue, como hemograma, dosagem de nutrientes como zinco, cobre e ferro, avaliação da tireóide e dos outros hormônios e, a partir daí, fazer o tratamento correto. A perda dos cabelos em grande quantidade pode comprometer o volume dos fios.
 
E iniciando o tratamento bem cedo, pode-se poupar a perda das madeixas e evitar outros problemas de saúde mais graves. Portanto, cabelos saudáveis ao vento de outono...
 
Um abraço,
Dr Marcelo Bellini

 

Comentários
Adicionar novo
Nome:
E-mail:
Comentário:
E-mail

 
 
 
Marcelo Bellini

é médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e professor de MBA em Cosmetologia.