como atingir suas metas e se organizar em 2019

Como começar o ano se organizando para atingir suas metas!

Compartilhe

O início de um novo ano é um marco carregado de simbolismos e significados, uma espécie de estímulo psicológico à adoção de novas práticas, de novos hábitos, o momento correto para colocar em prática todas aquelas promessas feitas no ano anterior e iniciar o planejamento para 2019. Como o novo ano traz a ideia de fechamento de um ciclo e o início de outro, uma espécie de reset no “cronômetro” do dia a dia, nada melhor do que aproveitar este rico período para se organizar e, finalmente, atingir suas metas em 2019.

E foi para auxiliar a atingir suas metas neste ano que preparamos esta matéria, com cinco valiosas dicas de organização e ferramentas para você dar um upgrade tanto no trabalho quanto na vida pessoal! Ao final, trazemos dicas de agendas, planners e apps que tornarão a sua tarefa ainda mais eficiente, fácil e divertida!

1 – Reflita

Talvez o erro mais comum das pessoas seja o fato de não possuir clareza do que querem. Mas é justamente este o passo fundamental, o pilar estruturante que possibilita o atingimento de qualquer meta, seja nas questões pessoais, seja na esfera profissional.

Refletir sobre nossas reais vontades e expectativas, sobre as reais possibilidades que o momento tem a nos oferecer, e manter em nossa mente e coração de forma bastante límpida e concreta o que realmente almejamos é crucial.

A dica é sempre ficar atento para ver se de fato as metas e objetivos que buscamos alcançar são verdadeiramente nossos, ou se, pelo contrário, eles foram colocados ou incutidos em nós por outras pessoas, estruturas e instituições muitas vezes sem que tenhamos nos dado conta disso.

2 – Planeje

Tendo clareza do que se busca, o próximo passo é planejar, ou seja, elaborar estratégias e táticas para que as metas e objetivos possam ser realmente atingidos. Um bom planejamento é meio caminho andado para qualquer realização!

Atenção! Nada de metas e objetivos estrambólicos e delirantes! Só se proponha a fazer o que é possível fazer!

E para facilitar o planejamento, a dica de organização é dividir suas metas em etapas de curto, médio e longo prazo. Isso é bom pois, ao se dividir uma tarefa em várias sub tarefas, além de obter uma melhor visualização do processo como um todo, o cumprimento de cada uma destas fases serve de estímulo para a realização das etapas seguintes.

Se uma de suas metas é emagrecer 10 quilos em 2019, para que ela se torne menos abstrata e mais palpável, divida-a ao longo do tempo. Estipule, por exemplo, que buscará perder 2 quilos por mês. Ao fazer isso, conseguindo cumprir a meta mensal, você se tornará muito mais confiante e com maior determinação para terminar as etapas seguintes e, no final das contas, atingir o resultado esperado.

3 – Faça

Outro grande entrave para o atingimento de nossas metas é que muitas vezes as deixamos apenas no plano das ideias, da vontade, e pouco ou nada fazemos de concreto para que elas se cumpram. A famosa frase, “falar é fácil, fazer que é difícil” cai como uma luva.

E para romper com essa imobilidade, além de um bom planejamento, adotar uma postura proativa é também fundamental.

Seja exigente com você mesma, e tente seguir à risca o que você planejou. Estipule datas e prazos e depreenda forças e energias para cumprir o que você se propôs a fazer! Só assim será possível cumprir o planejamento para o ano de 2019.

4 – Verifique

Para saber se tudo está correndo bem temos sempre que verificar se as metas e objetivos que traçamos estão sendo cumpridos.

“Passado um mês, consegui eliminar aqueles 2 quilos com os quais me comprometi ?”

Se sim, maravilha! Você está no caminho certo e além de ter perdido aquelas gordurinhas indesejadas certamente está mais forte e confiante para os próximos desafios!

No entanto, infelizmente, por mil e uma razões, nem sempre tudo sai como o planejado… Saber que o que temos dentro de nossa cabeça nem sempre condiz com a realidade, é um sinal de amadurecimento e de senso crítico. Saber lidar com as frustrações faz parte do enriquecimento e fortalecimento em qualquer processo humano.

Longe de adotar uma atitude conformista do tipo: “Ah, é assim mesmo, nunca vou conseguir”, a ideia é justamente a oposta. Use a frustração ou o não atingimento da meta como um estímulo para uma nova investida, para uma nova tentativa.

Identifique o que ocorreu, o que a impediu de conseguir atingir a sua meta, e parta para o passo seguinte!

5 – Corrija

verificado que o objetivo não foi atingido, é hora de corrigir o que não saiu conforme o esperado. É fundamental que se faça uma revisão bastante detalhada e se identifique a raiz do problema. Foi um erro de planejamento, foi um erro de execução, foi um acidente ou algo inesperado que me desviou do que eu buscava?

Identificado o entrave, busque alternativas e formas de corrigi-lo e volte firme ao percurso que você traçou.

Ferramentas que te ajudarão a cumprir suas metas em 2019

Agora que você já conhece as 5 principais dicas de organização e tem um roteiro básico de como iniciar o seu planeamento para o ano de 2019, é hora de botar a mão na massa!

Agendas

Em diversos formatos, tamanhos e modelos de capa, das mais simples às mais elaboradas, as agendas são excelentes opções para quem busca manter a boa organização das tarefas diárias.

A agenda é ideal para anotar compromissos, lembretes e o contato das pessoas, mas geralmente não oferece uma visão mais ampla do planejamento como um todo.

Planners

Ganhando cada vez mais espaço e conquistando cada vez mais adeptos, o planner é uma espécie de upgrade das agendas, uma versão atualizada e com mais recursos.

Geralmente maiores do que as agendas, além de possuírem espaços para as anotações diárias, os planners também possuem áreas destinadas para o controle financeiro, para a criação de listas de desejos, consultas médicas, desejos e reflexões, frases e tantas outras.

Podemos dizer que os planners são uma espécie de mescla de agenda com diário.

Os planners podem ser comprados prontos, podem ser feitos a partir de fichários, comprando-se as folhas específicas em papelarias, ou mesmo baixando e imprimindo arquivos da internet.

Aplicativos e ferramentas digitais

Para quem dispensa o papel, alternativas para manter a sua organização e atingir as suas metas é o que não faltam no mundo digital. Existem diversos aplicativos que podem ser baixados nos smartphones e computadores que permitem anotar tarefas, estabelecer prazos, inserir avisos que disparam automaticamente para te lembrar do que precisa ser feito e diversas outras funcionalidades.

Há também as ferramentas online, como o Google Agenda, que podem ser acessados por qualquer dispositivo e também permitem a criação de uma agenda acessível em grupo, ideal para otimizar e dinamizar as relações e projetos em equipe.

Confira aqui uma lista com 12 sugestões de aplicativos organizadores de rotina.

Controle financeiro

E para quem precisa de uma mãozinha para controlar melhor o fluxo financeiro, a dica são dois excelentes apps: o Guiabolso, para quem quer organizar e controlar os gastos pessoais, e o Splitwise, para quem busca transparência nas despesas coletivas, como em viagens em grupos e para quem divide uma moradia, por exemplo.

Guiabolso

Desenvolvido para gerenciar todo o fluxo financeiro de seus usuários, o app Guiabolso traz uma interface clara e intuitiva, com gráficos, projeções e análises de fácil compreensão.

O grande diferencial do app é que ele permite a conexão com as contas bancárias de seus usuários, baixando automaticamente o histórico de todas as transações financeiras e atualizando em tempo real as receitas e despesas, o que garante que nenhum centavo sai fora do controle!

Splitwise

Nada mais chato do que ter que cobrar de sua amiga o valor daquele Uber que você pagou sozinha na última vez que foram à praia, daquele almoço ou entrada num parque que ficou por sua conta em decorrência de uma carteira esquecida, ou mesma da conta de luz e do condomínio do apartamento que você divide com outras pessoas, não é mesmo?

Com o Splitwise, essas cobranças chatas e muitas vezes indelicadas podem ser evitadas, já que ao criar um grupo, todas essas despesas podem ser lançadas e visualizadas em tempo real por todos, permitindo saber quanto cada um tem a pegar ou receber. Além do mais, o app envia automaticamente e-mails para lembrar a quem está devendo que ainda possui um débito em aberto, garantindo total transparência aos gastos coletivos.

Arrumando a casa

Começar um processo de organização e planejamento bastante arrojado desde o início talvez não seja o caminho ideal para todo mundo. Iniciar a organização por algo mais concreto e palpável talvez sirva de impulso e inspiração para voos futuros mais altos.

Uma excelente dica é começar pela organização dos itens e objetos que guardamos em nossas casas e escritórios, observando atentamente a relação que estabelecemos com esses objetos. “Qual a sensação que tenho ao olhar para aquele vestido de 10 anos atrás, que só usei uma vez? O que aquela caixa cheia de fios e itens de informática que eu nem me lembrava que existia representa em minha vida? Estes objetos me trazem alegria?”

Se sim, guarde-os! Caso contrário, jogue-os fora! É isso que diria Marie Kondo, a superestrelada consultora e escritora japonesa, desenvolvedora de um método fantástico que, além de otimizar o espaço, organiza itens e objetos de acordo com o tamanho e usabilidade, faz dobras de peças de vestuário de maneira incrível e, principalmente, busca inspirar as pessoas para que estejam atentas às relações afetivas que estabelecem com seus itens pessoais e com os espaços.

Para quem ficou interessada no método, a dica é a série da Netflix Tidying Up with Marie Kondo (Ordem na Casa com Marie Kondo, em português), que apresenta as principais técnicas e princípios que norteiam a ilustre organizadora!

Mão na massa!

Esperamos que essas dicas de organização e sugestões de ferramentas te ajudem a atingir todos os seus objetivos e cumprir todas as suas metas para o ano de 2019!

Ah, e nós também queremos saber quais são as dicas e ferramentas que você utiliza para organizar as suas tarefas e conquistar seus objetivos! Que tal deixar o seu comentário aqui?

Comentários ()