rotina coreana

10 passos da Rotina Coreana: Seu rosto com uma pele linda e saudável

Compartilhe

Manter a pele linda e saudável exige comprometimento com a “causa”, e é isso que propõe o termo em inglês skincare, que significa “cuidados com a pele”. Soluções simples para problemas complexos não existem! É bom termos isso em mente para tudo, inclusive quando a questão é a saúde e beleza da pele do rosto.

Portanto, ter uma rotina diária de cuidados é algo fundamental. Limpeza, hidratação, o uso de cremes, tônicos, hidratantes e protetores solares, quando combinados, compõem um pull de ações poderosas nesta batalha.

E quando o assunto é a cuidado com a saúde da pele do rosto, talvez a melhor inspiração venha das coreanas, cujo modelo de rotina de cuidados é mundialmente conhecido como sinônimo de excelência. Muito preocupadas com a hidratação e a em evitar a incidência solar diretamente sobre a pele, elas também possuem um estilo de maquiagem que vem se popularizando cada vez mais, com produtos e técnicas que estão sendo incorporados e adaptados gradativamente para o público brasileiro.

Confira agora as principais técnicas e produtos à sua disposição para deixar a sua pele impecável!

1-      Remova a maquiagem 

Antes de mais nada, é de extrema importância retirar a maquiagem do rosto, de preferência ao chegar em casa. Ao limpar a maquiagem, ocorre também a remoção do excesso de oleosidade e de outras impurezas que vão se acumulando, como se fossem camadas de sedimentos no fundo de um vale ao longo do tempo. Para promover essa remoção profunda, o uso da água micelar surge como uma excelente opção. Isso se dá porque a água micelar possui “partículas inteligentes”, com características polares e apolares, capazes de se ligar com essas sujidades e as remover de forma eficiente.

2-      Limpe profundamente a pele do rosto  

Esta é a fase seguinte, a ser realizada após a remoção da maquiagem. Agora é a hora de lançar mão de um bom gel de limpeza facial profunda, que deverá ser escolhido de acordo com o tipo da pele de cada um. Há géis específicos para peles oleosas, para peles secas e para peles mistas. Uma outra boa dica é usar escovas sônicas de limpeza de pele, que auxiliam na obtenção de melhores resultados.

3-      Tonifique a pele da face 

A próxima, e fundamental fase do processo, é utilizar um excelente tônico facial, que além de complementar a limpeza já realizada nas fases anteriores, também consegue regular o pH da pele. Com o contato constante com a poluição do ar, do uso de maquiagem e outros produtos faciais, nossa pele tende a passar por um processo de acidificação. Esse desequilíbrio da acidez é em muitos casos responsável por problemas como a acne, e também pode contribuir para a instalação de processos inflamatórios da pele, que por sua vez também podem agravar o envelhecimento da pele do rosto.

4-      Mantenha a pele sempre hidratada 

Dos cuidados indispensáveis à pele do rosto, talvez a hidratação seja o mais importante. Uma pele bem hidratada ajuda a retardar o processo de envelhecimento celular, já que auxilia na renovação das células e na produção de colágeno, o que colabora para a boa elasticidade da pele. Além do mais, uma boa hidratação também é importantíssima para o controle da oleosidade facial. Isso se dá porque a produção de óleo da pele é uma espécie de mecanismo de defesa, que tem como objetivo compensar o ressecamento. Logo, uma pele bem hidratada tende a ser menos oleosa. O uso de um bom hidratante facial também tem o poder de manter os poros do rosto fechados, criando uma espécie de camada protetora contra uma série de sujidades presentes no ar.

5-      Esfolie a pele

A esfoliação também é uma daquelas fases que garantem uma pele jovem e linda, propiciando a renovação celular através da abrasão superficial da pele da face. A esfoliação pode ser realizada diariamente, por meio do uso de cremes a serem aplicados com movimentos circulares no rosto, como também pode ser realizada em consultórios médicos e estéticos, sendo esta última mais profunda e com maior capacidade de remoção das impurezas. A esfoliação facial, basicamente, deve ser realizada através de produtos compostos por partículas abrasivas pequenas e médias, que muitas vezes são ativos naturais, como a casca de arroz ou semente de apricot, por exemplo. A esfoliação ajuda na remoção das células mortas e das impurezas dos poros que geram vermelhidões, cravos e espinhas no rosto.

6-      Trate a pele danificada

Para aquelas pessoas que já possuem um problema instalado, como por exemplo manchas de sol, cravos e acnes constantes e profundos, buscar sanar o problema e entender as suas causas geradoras são de extrema importância. Procurar um bom dermatologista é o primeiro passo. O mercado de cuidados faciais conta com boas alternativas de tratamento para pele do rosto, como os séruns, por exemplo. Os séruns são um tipo de soro, que se apresentam em formas e composições distintas, produzidos para casos específicos e por diversos laboratórios. Alguns séruns conseguem repor vitaminas, como a vitamina C, além de facilitar a microcirculação do rosto e atuarem como anti-inflamatórios e antioxidantes, sendo que há composições adequadas para cada tipo de pele. Existem séruns que podem ser misturados à base da maquiagem, o que garante a facilidade e rapidez na sua aplicação.

7-      Previna o envelhecimento precoce e as inflamações da pele

Apesar de chavão, a frase “prevenir é o melhor remédio” nunca caiu em desuso, mantendo a sua verdade intacta ao longo do tempo e nas mais diversas situações. Dentre as práticas preventivas mais fundamentais para a boa saúde da pele do rosto, o uso diário de protetores solares é de longe o mais importante. Ao reduzir o contato com a radiação ultravioleta, o filtro solar facial evita doenças graves como o câncer de pele, mas também desempenha um papel fundamental na redução do envelhecimento precoce da pele e das marcas de expressão.

Ele também evita o aparecimento das manchas avermelhadas no rosto provocadas pela exposição solar e das marcas das acnes. Hoje, existem diversos produtos à disposição no mercado, das tradicionais loções oleosas às mais secas. Outra novidade e que tende a crescer bastante no mercado são protetores solares com cores, que atuam como uma espécie de maquiagem, e podem dispensar em alguns casos o uso de bases e outros produtos.

8-      Desintoxique-se!

Beber muita água, no mínimo 2 litros diariamente, permite a melhora da circulação e a liberação eficaz das toxinas acumuladas no corpo, que prejudicam a qualidade e a saúde da pele. Uma boa alimentação, composta majoritariamente de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes também são de fundamental importância para favorecer a liberação das toxinas e ajudar na manutenção dos níveis adequados de vitaminas no organismo. Cremes e séruns, principalmente os que possuem vitamina C em sua composição, também são excelentes aliados na hora de eliminar as toxinas e deixar a sua pele saudável e brilhante.

9-      Cuide da região dos olhos

Para suavizar as olheiras, nada melhor do que um sono restaurador. Mas como nem sempre isso é possível, o uso de cremes específicos para os olhos são sempre uma ótima alternativa. Alguns destes cremes funcionam também como preenchedores de rugas e outras marcas de expressão ao mesmo tempo em que atenuam e reduzem as olheiras.

10-   Use máscaras de beleza

As máscaras de beleza facial são também de enorme valia na melhoria da saúde e beleza da pele do rosto. Há inúmeras receitas caseiras de máscaras faciais disponíveis por aí, algumas à base de argila, outras com frutas e legumes, mel e uma série de outros ingredientes. No entanto, antes de se arriscar com alguma receita milagrosa, é bom ponderar e ter ciência sobre os riscos, principalmente em relação às alergias que possam surgir em decorrência do contato com estes produtos naturais, o que varia de organismo para organismo.

Outra opção são as máscaras industrializadas, quem também garantem o repouso da pele, hidratando-a e a mantendo rica em vitaminas, corrigindo e prevenindo uma série de imperfeições. Agora que você já sabe das melhores dicas de como fazer para ter uma rotina de cuidados com a pele do rosto, vá até uma loja Opaque, converse com nossas consultoras e conheça os melhores produtos que estão à sua disposição, prontos para te deixar linda e radiante, como você merece.

Comentários ()