Exagerou no verão? 5 Maneiras de Cuidar da Pele Descascando

Exagerou no verão? 5 Maneiras de Cuidar da Pele Descascando

Compartilhe

Praia, piscina, cachoeira… a lista de opções para aproveitar o verão é extensa. O problema vem depois: lidar com a pele descascando ou a descamação.

Isso ocorre quando esquecemos de reaplicar o protetor solar ou ficamos expostos ao sol nos horários em que os raios solares estão com maior intensidade.

A recomendação dos dermatologistas é de ficar exposto ao sol até às 10h da manhã ou depois das 16h, mas quando o estrago está feito, é hora de lidar com a situação.

Por essa razão, trouxemos neste artigo 5 maneiras de cuidar da pele descascando.

A descamação

Antes de apresentarmos essas maneiras, é importante você entender o processo da descamação.

Segundo dermatologistas, a pele descascando é a consequência de um processo inflamatório, provocado por uma queimadura, devido a ação dos raios UVB.

Na prática, é o mesmo quando nos queimamos de outros formas, porém a lesão é muito mais leve.

Como a parte superficial da pele foi danificada, o próprio organismo inicia um processo de renovação que leva a escamar.

Embora a descamação seja algo natural e feio esteticamente, a exposição ao sol excessiva traz riscos mais sérios, como:

Por essa razão, é muito importante usar o protetor solar e seguir os horários recomendados por dermatologistas.

5 cuidados na hora de cuidar da pele descascando

Para se livrar da pele descascando, você precisa tomar esses cuidados.

1 – Hidrate a pele com água, cremes e vitaminas

No processo de descamação, a pele precisa ser hidratada, afinal de contas ela está em renovação. Dessa forma, beber muita água nesse período é importantíssimo. Além disso, os cremes hidratantes são bem-vindos, para acalmar e ajudar a renovação da pele. Nesse caso, uma das dicas é umedecer o algodão com o produto e passar levemente nas regiões mais ressecadas.

Você também pode investir em ativos como aloe vera, calamina, vitamina A e E.

2 – Esfolie a pele

A esfoliação combate a pele morta e auxilia no processo de renovação. Para ser eficiente, o ideal é esfoliar de uma a duas vezes por semana para não irritar a pele. Além disso, não puxe a pele com a mão ou com a pinça. Isso pode abrir portais para infecção.

3 – Banho quente? Esqueça! 

Mesmo no verão, a maioria das pessoas não deixa de tomar aquele banho quente relaxante. Porém, quando a pele estiver descascando, esqueça banho quente – ele prejudica o quadro e resseca ainda mais as regiões. A água precisa ser fria. Outro ponto de atenção é com os sabonetes. Evite o excesso e não use bucha.

4 – Não pegue sol tão cedo

Dizem por aí que pegar sol em cima do descascado interrompe o processo de descamação. Isso não passa de mito. A recomendação de dermatologistas é completamente o contrário. Enquanto estiver com a pele descascando, o ideal é evitar a exposição ao sol.

5 – Alerta máximo

Descascar de vez em quando não há nenhum problema. Agora, se mesmo seguindo essas dicas e a descamação continuar por mais de duas semanas, é hora de procurar um dermatologista, pois o estrago pode ter sido maior. Não use qualquer remédio, mesmo aqueles que podem ser comprados sem receitas. Essas foram as 5 maneiras para cuidar da pele descascando. No próximo verão, invista em protetor solar e evite ficar exposto ao sol em horários de picos.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos que também exageraram no verão!

Comentários ()