Água termal

Qual a diferença entre água termal, água micelar e tônico?

Compartilhe

A água mineral é imprescindível para o funcionamento regular do organismo, uma vez que o corpo humano é 70% constituído desse líquido natural e as chances de sobreviver sem ele por mais de 4 dias são mínimas. Beber água não é uma escolha, sendo assim, nada mais inteligente do que combinar a tecnologia dos cosméticos com os benefícios da água.

Você pode verificar no artigo sobre pele jovem que a tecnologia está aliada a favor da beleza. Após anos de pesquisas temos hoje acesso aos produtos que proporcionam grandes melhorias para a epiderme. A cada novo estudo, novas fórmulas, sobretudo naturais e mais eficazes, são criadas para corrigir imperfeições, reduzir rugas e, até, rejuvenescer. Nessa tendência natural,  as conhecidas águas de beleza ganham a preferência das mulheres.

As águas de beleza são naturalmente enriquecidas com minerais e capazes de hidratar, acalmar e dar frescor à pele. São indicadas para praticamente todos os tipos de beleza, já que a maioria das fórmulas são isentas de álcool, corante e parabenos. É uma ótima alternativa para as peles sensíveis. Contudo, existem diversos tipos de produtos, que possuem diferentes funções. Como escolher o produto correto para os cuidados com a pele?

Neste artigo, reunimos as principais diferenças entre água termal, água micelar e tônicos.

Água termal

A água termal é muito popular entre as mulheres. A sua fórmula é enriquecida de ferro, zinco, selênio, silício e minerais. Todos os benefícios que incluem hidratação e relaxamento da pele são criados por meio de um longo processo natural: a água penetra o solo, ultrapassa toda a Terra e percorre centenas de anos por meio de rochas se enriquecendo de minerais até chegar uma profundidade de 160 metros e emergindo na superfície sob a forma de fontes.

Entre os benefícios da água termal, estão:

  • Hidrata a pele;
  • Complementa o tratamento de acne, rosáceas, peles secas e outros problemas envolvendo a pele;
  • Reduz o aspecto de cansaço no rosto;
  • Nutre a pele;
  • Alivia a vermelhidão da pele causada pela exposição ao sol;
  • Hidrata e reduz o frizz dos cabelos;

Como usar: No ritual de limpeza de pele, o produto deve ser usado antes de dormir ou assim que acordar. Já na maquiagem, o ideal é aplicar antes dos outros produtos, para aumentar a durabilidade. A água termal também é eficaz para acalmar a região pós-depilação.

Água micelar

Na maioria das vezes, a água micelar é confundida com demaquilante. É verdade que ela limpa a pele sem arder e remove a maquiagem, mas fornece mais benefícios do que esses. Sua fórmula contém poucos ingredientes, suficientes para deixar pele limpa e sem irritações. Os elementos presentes no produto formam micelas – glóbulos que absorvem a sujeira da epiderme como uma esponja.

Para peles sensíveis, a água micelar é uma perfeita alternativa por não conter ingredientes irritantes. As peles espessas, por sua vez, devem optar por produtos tradicionais, como tônicos e demaquilantes.

Benefícios da água micelar:

  • Remove impurezas sem irritar ou agredir a pele;
  • Ideal para pele sensíveis, já que é isenta de conservantes e agentes químicos;
  • Deixe a pele com aspecto mais saudável;
  • Alternativa ao demaquilante;

Como usar: A água micelar pode ser usada pela manhã, antes da aplicação do protetor solar e maquiagem, e à noite, após lavar a pele com água e sabonete. Depois da aplicação, não é necessário enxaguar. O produto também pode ser aplicado nos lábios e olhos.

Tônico

Os tônicos são populares quando o assunto é cuidados com a pele. Eles ajudam a limpar e a reduzir a oleosidade, além disso, são capazes de equilibrar o pH da região, por essa razão seu uso deve ser rotineiro.

Contudo, existem dois tipos de tônicos: o tradicional e o adstringente. O primeiro remove as impurezas, equilibra o pH e fortalece o tônus, enquanto o segundo é recomendado para peles oleosas.

Benefícios do tônico:

  • Trata a pele;
  • Auxilia o tratamento de outros cremes;
  • Revitaliza a região, proporcionando uma pele saudável;
  • Remove os resíduos acumulados nos poros;
  • Elimina as toxinas;

Como usar: Com a pele limpa e seca, umedeça o algodão com o tônico facial e passe levemente na pele. O ideal é aplicá-lo antes de dormir ou usar a maquiagem.

Comentários ()