Como limpar pincéis e esponjas de maquiagem?

Chega de sujeira; aprenda a limpar seus pincéis e esponjas de maquiagem

Compartilhe

Quem nunca passou pelo sufoco de contar com os pincéis ou esponjas e, na hora H, perceber que ele está muito sujo com os vestígios de outro produto? Se isso já aconteceu com você, está na hora de arregaçar as mangas e aprender as melhores maneiras de limpá-los sem estragar.
Mas afinal, por quê devemos higienizar os utensílios de aplicação de make com tanta frequência?

A resposta é mais simples do que você imagina: com o acúmulo de produto e células mortas, os pincéis e esponjinhas podem virar um lugar muito confortável para a proliferação de bactérias causadores de acne, micoses e até mesmo gripes.
Sabendo disso, mão na massa e bora aprender a limpar os nossos companheiros de todos os dias!

Entenda o tipo de pincel e elimine a sujeira

No caso dos pincéis, eles podem ser formados por cerdas naturais ou sintéticas e cada tipo precisa de um cuidado especial.
Em ambos os modelos, água corrente e sabão neutro bactericida são a melhor forma de garantir a limpeza por completo, sempre enxaguando BEM e impedindo que a água molhe os cabos.
Para os de cerdas naturais, indicamos uma lavagem extra com condicionador porque, desta forma, irá garantir que ao final do processo, os fios continuem macios e prontos para usar mais vezes.

Seque!

Tenha paciência, ok?!
Nada de acelerar a secagem com o secador ou exposição ao sol. Fazer isso pode danificar a forma das cerdas e ressecá-las.
O ideal é colocar os pincéis virados para baixo, deixando que eles sequem naturalmente em ambiente aberto e arejado. Existem alguns suportes de pincéis propícios para isso e que quebram o galho na hora da secagem.

Não se esqueça das esponjas

Assim como os pincéis, elas também precisam de cuidados. Para facilitar o processo de limpeza, deixe-as de molho em um copo com água morna e sabão líquido neutro bactericida por cerca de 15 minutos.
Depois disso, torça a esponja e lave mais uma vez em água corrente até que não saia mais maquiagem nas torções.
Na hora de secar, siga os mesmos passos de secagem dos pincéis.

Outros truques

Se você quiser optar por métodos mais práticos e rápidos de limpeza, opções não faltam no mercado. Uma delas é o tapete de limpeza de pincéis.
Feito de borracha, com três texturas diferentes em sua superfície, ele garante uma limpeza rápida e eficaz em alguns minutinhos; basta esfregar as cerdas do pincel em movimentos circulares, com a presença de sabonete líquido neutro e água morna.
Alguns outros aparelhos prometem até mesmo limpar e secar os pincéis automaticamente e sem nenhum esforço.

Seguindo esse passo a passo com frequência em seus utensílios você vai ter makes com melhores acabamentos, além de reforçar a saúde da pele.
A higienização é super importante e agora que você já sabe disso, não tem mais desculpa para deixar de fazer.

Combinado?!
Nos vemos na próxima semana, Opaquers 😘

Comentários ()