Homem moderno

Homens modernos – uma tendência sem volta

Compartilhe

Passar horas cuidando da pele, cabelo, corpo e barba já faz parte da rotina dos homens. Esse público passou a dar mais atenção à beleza nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Minds&Hearts, cerca de 45% deles assumem gostar de moda. Não só isso, eles também começam a frequentar locais que antes o público feminino era predominante, como clínicas de procedimentos estéticos.

Também chamado de metrosexuais – termo criado para definir o homem preocupado com a aparência – os homens modernos vão além disso, a busca pela beleza tem motivações mais concretas: autoestima e autoconfiança – dois pilares fundamentais para o desenvolvimento pessoal. “A vaidade reafirma o compromisso que  temos conosco: de sentir bem, de se ver bem, de querer bem à si próprio”, comenta o estudante Eduardo Silvestre, que revela sua preocupação com a estética logo ao acordar. “Ela [a vaidade] está presente logo quando acordo. Antes de sair de casa, não pode faltar a pomada para modelar o cabelo”, completa.

Preocupação com a vaidade faz parte dos homens modernos
Preocupação com a vaidade faz parte dos homens modernos

Com a quebra desses padrões, a ideia de que o homem é descuidado com o visual e a saúde ficou no passado. O crescimento de barbearias modernas é a prova disso. Esse novo conceito (Barber Shop) oferece serviços que vão além de cortes de cabelos e barbas, garantem uma experiência única toda a vez que for dar aquele upgrade no visual – o lugar de homem também é no salão de beleza.

Para Paulo Sérgio, 36, a preocupação com o peso ideal foi o pontapé inicial para a vaidade. “Emagreci na adolescência, mas não gostei do visual. Por isso, engordei até chegar no peso ideal e me mantive assim por quase vinte anos”, comenta, acrescentando que a higiene é imprescindível em seu cotidiano. “Acho que essa ideia de que o homem não pode se cuidar está se desfazendo aos poucos. Eu sou um exemplo”, concluiu.

Vaidade dos homens

Esse interesse pela moda e novos cortes de cabelo é influenciado também pela mídia esportiva. Craques como  Cristiano Ronaldo, Gerard Piqué, Lionel Messi, entre outros, são prestigiados além dos gramados. Os looks dos jogadores viram tendência e inspiração para muitos homens, como você pode ler neste artigo. No Brasil, os cortes de cabelo de Neymar, sobretudo o moicano, virou referência por muitos anos.

A saúde em jogo

Outra mudança vista nesta geração de homens é a preocupação com a saúde. Há alguns anos era perceptível uma resistência masculina em  visitar um médico; hoje, pelo contrário, eles buscam comer melhor, realizar atividades físicas e levar uma vida mais leve, com práticas de meditação e outros exercícios de relaxamento.

“Sempre que posso, realizo exames de rotina e visitas regulares à nutricionista. Por muito tempo eu não conseguia entender o por quê estava sem energia. Descobri que a ausência de exercícios e a má alimentação influenciavam diretamente o meu físico. Depois disso, passei a ter uma vida ativa, o que me levou a cuidar mais da minha pele e a dar um tratamento especial no cabelo e barba”, revelou Rodrigo Martinez, publicitário, frequentador de Barber Shop.

Ser um homem moderno vai além de ter uma boa aparência, cuidar excessivamente da pele ou adquirir roupas de moda masculina. A modernidade, neste caso, carrega um conceito filosófico de bem-estar físico e mental. Além disso, traz a mensagem de que esses cuidados não afetam em nada a masculinidade.

“Confesso que comecei a tomar esses cuidados por uma questão estética. Com o tempo, porém, vi que os benefícios vão muito além disso. É incrível, por exemplo, como uma rotina de exercícios e alimentação regrada melhoram nossa disposição até para o trabalho”, disse o jornalista Felipe Brandão, de 29 anos.

Queer Eye, produção da Netflix (Foto: Divulgação)
Queer Eye, produção da Netflix (Foto: Divulgação)

Na mídia, a produção Queer Eye, reboot de Queer Eye for the Straight Guy, da Netflix, é um exemplo dessa mudança de comportamento entre os homens, sobretudo héteros. Neste reality-show, cinco especialistas vão às casas dos participantes realizar verdadeiras mudanças, desde corte de cabelos à cor das paredes. O objetivo é mostrar homens que têm dificuldade em se abrir com a família, bem como cuidar de si mesmos. Assim, além da completa transformação, ensinam quebrar padrões estabelecidos pela sociedade.

Produtos para homens modernos

Cuidados com a barba: veja os melhores produtos
Cuidados com a barba: veja os melhores produtos

Sauvage After Shave Lotion – Loção para barba: Fragrância masculina desenvolvida pela Dior perfeita para os momentos especiais. Com característica refrescante, possui um equilíbrio entre o brutal e o nobre.

Sauvage Shower – Gel de banho
Sauvage Shower – Gel de banho

Sauvage Shower – Gel de banho: Textura leve, aroma sutil e frescor amadeirado que permanecem na pele durante todo o dia.

212 Men After Shave Lotion
212 Men After Shave Lotion

212 Men After Shave Lotion Masculino – Loção para a barba: Suas notas verdes e refrescantes a torna ideal para os dias quentes. Desse modo, deve ser usada no dia a dia, antes de ir ao trabalho ou em momentos de lazer.

After Shave L’Homme Prada Masculino
After Shave L’Homme Prada Masculino

After Shave L’Homme Prada Masculino: Verdadeiro bálsamo pós-barba que hidrata e ajuda a pele seca. Sem contar a ação protetora na superfície, deixando um toque suave e aveludado.

 

Comentários ()