Minha base oxidou

Por que minha base oxidou?

Compartilhe

Você chega em casa, toma um banho, e está pronta para sair e curtir a noite. Chega determinada, com o pensamento fixo de usar aquela base caríssima, comprada na semana passada, e que é perfeita para o seu tom de pele! Você se arruma, está linda, passa a base no rosto, se olha no espelho e se sente maravilhosa. De repente, alguns minutinhos depois, você resolve dar mais uma olhada no espelho e… desagradável surpresa: a base escureceu e está diferente do tom da sua pele! Mas o que aconteceu? Por que minha base oxidou? A cor estava perfeita há pouco minutos atrás e agora apresenta um aspecto diferente! 

O processo de oxidação

Oxidação é basicamente uma reação química em que os elétrons de determinado átomo vão para outro átomo, ou seja, um átomo perde elétrons e o outro ganha.

Tá, mas como isso acontece na prática e, principalmente, porque isso acontece com a minha base?!

Bom, a oxidação das bases pode acontecer quando o produto entra em contato com a pele ou até mesmo com o ar, mas isso depende de vários fatores, podendo estar relacionado com os componentes na base ou até mesmo com o tipo de pele e o seu pH.

Principais fatores de oxidação

A presença de algumas substâncias como o Dióxido de Titânio, Óxido de Zinco e Óxido de Ferro, podem sim ser fatores que facilitam a oxidação da base.

Alguns produtos disponíveis no mercado também possuem vitamina E em sua composição, que é um poderoso antioxidante. Portanto, uma boa lida naquelas letrinhas minúsculas na parte de trás das embalagens é sempre uma boa ideia!

Como evitar a oxidação das bases

Uma dica de ouro para reduzir a oxidação das bases é realizar uma boa limpeza da pele antes da aplicação do produto. Depois de lavar bem o rosto, o correto é passar um creme hidratante e, na sequência, um bom primer. Esses produtos criam uma espécie de película por cima da pele, uma fina camada protetora que evita que a base entre em contato com o rosto e, assim, colabora e muito para evitar a sua oxidação. Os primers à base de silicone são os mais indicados, já que essa substância ajuda na formação de uma camada protetora mais eficiente.

Alguns fatores como a acidez excessiva da pele também podem contribuir para a oxidação mais acentuada das bases. Evitar refrigerantes, açúcar e café, bem como alimentos processados, são algumas das dicas que podem colaborar para reduzir a acidez do organismo como um todo e, consequentemente, da pele. Beber bastante água, e consumir folhas verdes como acelga, alface, aipo e couve são bons hábitos e que também colaboram para a manutenção do pH ideal do corpo.

Teste a base antes de comprar!

Para entender de forma correta a dinâmica da base em seu rosto, quando você for a uma loja de cosméticos, o ideal é que você faça um teste antes de adquirir o produto. Passe um pouco da base na face e, principalmente, aguarde alguns minutos para ver se houve alguma alteração na tonalidade.

Caso a base apresente um tom mais forte, mais para o alaranjado (nas mulheres de pele clara) ou acinzentado (mulheres de pele negra), isso é um sinal de que ela oxidou.

No entanto, caso essa seja uma marca de base que você realmente queira comprar, apesar de ciente da oxidação, uma dica é procurar tons mais leves do que o tom natural de sua pele. Assim, quando o processo de oxidação ocorrer e a base escurecer, sua coloração consequentemente ficará mais próxima do tom natural de sua pele.

Caso a sua pele seja muito clara, muito próxima do tom mais claro do fabricante, ou mesmo caso você queira usar aquela base que você já sabe que vai oxidar, uma possibilidade é fazer uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio com o pó para o rosto. O pó deve ser o solto, a não ser que você queira “estragar” o seu pó compacto, raspando-o. Essa mistura deve ser aplicada depois do primer, espalhando-a bem pelo rosto e, somente após ela estar bem sequinha, é que a base deve ser aplicada.

Uma coisa importante e que devemos sempre levar em conta neste mundo das bases é que cada organismo é único e reage de um jeito próprio frente a determinado produto, ou seja, uma base que muitas vezes é excelente para uma pessoa pode ser péssima para outra.

Comentários ()